Como agradar e conquistar seu paciente na recepção do consultório

Você sabia que o atendimento começa assim que o paciente chega na clínica? Entenda mais nesse artigo.
gbvsaude-recepcao-consultorio
Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Uma das responsabilidades de um médico, independente da especialidade, é cuidar e dar segurança aos pacientes do momento em que eles chegam na clínica até o momento em que o tratamento termina.

A recepção de consultório médico é um ambiente em comum dividido por todos os clientes e também pelos funcionários responsáveis pelo atendimento.

É exatamente na sala de espera e recepção que os pacientes irão tirar as primeiras conclusões sobre a qualidade do serviço prestado pelo profissional da saúde que atende naquele local.

Veja aqui nesse artigo como você pode ganhar a preferência e confiança dos seus clientes antes mesmo da consulta.

A importância da recepção do consultório

A recepção do consultório é onde seus pacientes e acompanhantes poderão marcar/reagendar consultas, pegar o resultado de exames (se for o caso), aguardar o atendimento médico e tirar dúvidas com os atendentes.

Uma recepção com uma sala de espera confortável vai fazer com que os pacientes fiquem menos estressados em ter que aguardar, tornando o atendimento mais tranquilo, fidelizando o cliente e aumentando as chances de uma indicação.

Dependo da decoração de sua sala de espera e recepção, elas podem até mesmo agregar valor ao seu trabalho, afinal, uma sala bem decorada que possui diversos recursos para entreter o público e o deixar mais confortável é algo que, geralmente, só é aplicado em consultórios de luxo.

Maneiras de conquistar seu paciente na recepção

A melhor maneira de conquistar o paciente na recepção é tornando o local o mais agradável e aconchegante possível.

É muito comum que sejam colocadas diversas cadeiras para que os pacientes possam aguardar sentados. Mas dependendo de como for a decoração, isso pode fazer o ambiente ficar muito “frio” e deixar os pacientes pouco à vontade.

Tente colocar alguns móveis que façam os pacientes lembrarem de casa, como um sofá, poltronas e mesa de centro. Pode parecer algo simples, mas fará toda a diferença para os pacientes.

As cores da recepção importam

A psicologia das cores é algo que vem sendo estudado a algum tempo e vem sendo aplicado em diversas campanhas de marketing no mundo todo. 

Algumas cores mais vivas como o vermelho e o laranja influenciam o cérebro humano aumentando a fome e o estresse, já cores mais claras como o branco, bege e azul marinho passam serenidade e deixam os pacientes mais relaxados e tranquilos.

Pense nas propagandas feitas pelas empresas que entregam comida a domicilio, praticamente tudo fica na cor vermelha, incluindo o logotipo. Isso porque a psicologia das cores realmente funciona!

Entretenimento na recepção do consultório

Deixar os pacientes bem entretidos é fundamental para garantir a qualidade no atendimento, lembre-se que o cérebro humano não consegue de maneira nenhuma ficar sem fazer nada, até mesmo durante o sono o “centro de comando” do corpo está trabalhando.

Deixar o paciente esperando sem nenhuma forma de entretenimento é a receita certa para deixá-lo estressado e fazer parecer que o atendimento é ruim, mesmo não sendo.

Felizmente, existem milhares de formas de prender a atenção do seu paciente e fazê-lo passar o tempo enquanto espera.

Algumas clínicas têm adotado o uso de computadores e consoles de videogame na recepção, mas claro que não há necessidade de fazer algo desse tipo, pois a maioria dos pacientes que utilizam esses aparelhos odeiam ter que sair no meio da partida de um jogo.

Apenas colocar o Wi-Fi de uso gratuito já é mais do que suficiente para entreter 90% de todos os pacientes e acompanhantes por ao menos meia hora.

As pessoas já passam tempo demais conectadas no celular, então porque não usar isso para aumentar a reputação da clínica?

Outra opção que também pode ser usada junto com o Wi-Fi gratuito é a implementação de um canal de TV exclusivo com conteúdo da clínica, como dicas de especialistas, curiosidades sobre tratamentos etc.

Espaço infantil no consultório

Outra ideia que vai evitar muita confusão e bagunça na recepção do consultório (o que pode irritar muitos clientes) é um espaço dedicado a crianças. Isso será algo quase que obrigatório se a sua clínica for especializada em pediatria, mas poderá ser adotado em qualquer consultório.

Imagine que seus pacientes estejam sofrendo com dores e outros sintomas, e ainda sejam obrigados a ouvir o choro de crianças durante o tempo de espera. Isso pode criar um certo incômodo em qualquer pessoa, até mesmo nos pais.

Para que isso não aconteça, você pode fazer algo simples como colocar uma mesa com papéis A4 e giz de cera. Para um adulto não é nada demais, mas para uma criança é o suficiente para passar várias horas.

O espaço infantil é uma das coisas mais fundamentais em uma clínica, afinal, se um adulto não consegue ficar esperando alguns minutos sem ficar estressado, imagine as crianças que possuem o dobro da energia.

Ambientação da recepção da clínica

Você pode deixar o espaço da recepção da clínica ainda mais confortável se oferecer água, café e/ou chá para os seus pacientes. O ideal é que também ofereça esses mesmos privilégios aos seus funcionários, mesmo que em um espaço exclusivo.

Isso vai elevar a reputação do seu consultório e também a moral das pessoas que trabalham com você. Agora não têm mais desculpas, comece hoje mesmo a implementar na sua recepção e a fidelizar os seus clientes! 

Recomendamos estes artigos

Aproveite e leia outros artigos relacionados no nosso blog

Receba novidades sobre gestão, marketing e atendimento para instituições e profissionais da saúde

Preencha seu e-mail para se cadastrar!