Prontuário Eletrônico do Paciente: como funciona e quais suas vantagens

Você sabe o que é um prontuário eletrônico e quais as vantagens de se ter um? Descubra nesse artigo.
gbvsaude-prontuario-eletronico-do-paciente
Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O prontuário de um paciente é, sem dúvida, uma ferramenta fundamental para o trabalho de qualquer médico. Nele podem ser encontradas todas as informações disponíveis sobre o paciente dando mais agilidade ao atendimento.

Mas a “era de ouro” do papel está chegando ao fim, isso abre espaço para várias inovações tecnológicas que não só economizam tempo e dinheiro das clínicas médicas, como também agradam aos pacientes e são mais ecológicas que o papel.

Uma dessas inovações que já está sendo usada em diversas clínicas e centros médicos ao redor do mundo é o Prontuário Eletrônico do Paciente, ou PEP.

Quer saber mais sobre como implementar o prontuário eletrônico no seu consultório e quais seus benefícios? Veja abaixo:

O que é o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)?

A definição de “prontuário” é basicamente o lugar onde são guardadas informações importantes que podem ser acessadas a qualquer momento.

Mas quando estamos falando sobre prontuários convencionais (feitos de papel) ou até mesmo de um arquivo de computador, usar essa definição pode ser algo irônico até certo ponto.

Isso porque os prontuários de papel podem ser perdidos com uma facilidade incrível, fazendo com que médico e paciente percam muito tempo durante as consultas.

É exatamente aí que entra o prontuário eletrônico do paciente. Esse sistema permite que os prontuários de todos os pacientes estejam sempre à mão, atualizados e disponíveis para qualquer um que possua autorização de vê-los.

Como funciona o Prontuário Eletrônico do Paciente

O prontuário eletrônico é uma poderosa ferramenta capaz de armazenar e disponibilizar qualquer informação útil sobre o paciente, seja tratamento, exames, observações especiais e possíveis condutas a serem adotadas.

Todas essas informações ficam disponíveis para os profissionais 24 horas por dia.

Como os prontuários eletrônicos ficam em um só sistema que pode ser acessado de qualquer computador ou smartphone, todas as atualizações são registradas e ficam disponíveis em tempo real.

Quais as vantagens de adotar o prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico do paciente oferece uma infinidade de vantagens quando comparado aos prontuários convencionais, como por exemplo:

1. São mais seguros

Os prontuários eletrônicos são muito mais seguros que os de papel, pois é necessário fornecer login e senha para ter acesso ao sistema com os prontuários.

Além disso, também é possível registrar não só as alterações feitas nos prontuários como também quem fez as alterações, o dia e a hora.

É exatamente a segurança e privacidade do PEP que faz os pacientes darem  preferência para clínicas que adotam esse recurso.

2. Economiza tempo

Assim como os sites médicos e agendamentos online, o prontuário eletrônico também poupa muito tempo do médico.

O único problema é que muitos profissionais têm receio de perder informações dos prontuários antigos ou terem que digitar cada palavra novamente para o PEP.

Mas fique tranquilo, com um prontuário eletrônico você pode simplesmente escanear e anexar os antigos prontuários de papel ao novo arquivo digital, garantindo praticidade e segurança.

3. Economiza dinheiro

O papel, como sendo algo material palpável, precisa ser arquivado e acaba ocupando certo espaço. O problema é que em uma clínica de sucesso que atende algumas centenas de pacientes todos os meses, são necessários arquivos e mais arquivos para organizar todos os prontuários.

Infelizmente, espaço é algo bem caro hoje em dia, principalmente nos centros urbanos, onde ficam a maioria das clínicas. Isso significa que desperdiçar espaço no consultório para manter pilhas de papel arquivadas é o mesmo que perder dinheiro.

Imagine quanto dinheiro será possível economizar se você não precisar se preocupar com pilhas de papel, e mais ainda, será muito mais simples deixar a clínica organizada e com visual mais agradável para os clientes.

O uso do prontuário eletrônico em pequenas clínicas

Se engana quem pensa que as pequenas clínicas não precisam utilizar um prontuário eletrônico, isso porque elas podem aproveitar todos os benefícios oferecidos pelo prontuário eletrônico do paciente.

Quando esse sistema, assim como outros apresentados aqui no blog, são integrados a uma clínica pequena, podemos ver uma série de vantagens.

A primeira delas é que as salas de espera não ficaram tão cheias e os pacientes serão atendidos mais rapidamente. O motivo disso é que os médicos estarão economizando de 10 a 15 minutos no atendimento de cada paciente, tudo sem diminuir a qualidade ou a atenção que o paciente precisa.

Uma outra vantagem é que o ambiente ficará mais “limpo” visualmente, já que não haverá arquivos ou folhas de papel, além da visível diminuição nos gastos.

Seja em uma clínica pequena ou grande, uma coisa é certa, você sem dúvida vai querer atender aos seus pacientes da melhor forma possível, além de aproveitar todo o espaço disponível.

Não perca tempo, implemente o prontuário eletrônico ainda hoje e comece a economizar tempo e dinheiro, além de agradar ainda mais os seus pacientes!

Recomendamos estes artigos

Aproveite e leia outros artigos relacionados no nosso blog

Receba novidades sobre gestão, marketing e atendimento para instituições e profissionais da saúde

Preencha seu e-mail para se cadastrar!