O que é clínica ampliada e os benefícios para o médico e seus pacientes

Você sabe quais são os conceitos de clínica ampliada e seus principais benefícios para médicos e pacientes?
Entenda o que é Clínica Ampliada
Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O conceito de clínica ampliada está ganhando cada vez mais destaque e sendo aplicado em diversas instituições, tanto públicas quanto privadas.

Esse conceito inovador está baseado na ideia de tratar não só o mal físico do paciente, mas todos os fatores biopsicossociais que facilitaram o aparecimento dos sintomas ou doenças.

Entenda o que é a clínica ampliada

No século XV, existiam profissionais que buscavam tratar de todos os aspectos relacionados ao corpo humano (que eram aceitos ou já tinham sido descobertos na época), que podiam ser desde cortar o cabelo dos pacientes a amputações, eram os “médicos” da época. 

O conceito de clínica ampliada é bem parecido, obviamente o exemplo acima é um tanto quanto grosseiro, afinal, a medicina daquela época era muito diferente do que acontece atualmente.

Bem diferente da idade média, em uma clínica ampliada haverão diversos profissionais, cada um especialista em sua área, que oferecerão ao paciente um atendimento verdadeiramente completo.

O foco principal da clínica ampliada

O principal objetivo de uma clínica ampliada é oferecer atendimento aos pacientes de uma forma geral, que engloba a solução de males físicos, sociais, biológicos e psicológicos que podem afetar negativamente sua saúde.

Isso significa que a clínica ampliada trabalha para oferecer aos pacientes mais qualidade de vida.

Como a clínica ampliada acontece na prática?

Na clínica ampliada os especialistas têm o dever de conversar com os pacientes e ouvir suas queixas de modo geral, mesmo que não tenham relação com o diagnóstico.

Isso passa ao paciente a segurança de que será ouvido sem nenhum julgamento e a certeza de que os profissionais se importam com seu estado de saúde.

Durante essa conversa são abordados diferentes aspectos da vida dos pacientes como, alimentação, quantidade de exercícios físicos que ele pratica, como é sua vida social em geral, rotina e qualquer outra coisa que possa influenciar na saúde física ou mental do paciente.

Clínicas ampliadas não tratam apenas o indivíduo

Muitos pacientes são estimulados a participar de grupos terapêuticos que auxiliam o tratamento. A clínica ampliada também pode promover ações junto a família para ajudar no tratamento do paciente, fazendo com que este fique mais confortável, tendo o apoio e a consideração da família.

Essa ação simples adotada pelas clínicas ampliadas não só diminui o tempo de tratamento como previne possíveis pioras de saúde.

Vale a pena ressaltar que no modelo de clínica ampliada, apesar de serem muito importantes, os médicos não possuem o papel central para o tratamento. Uma vez que o paciente é tratado por uma equipe de especialistas como psicólogos, terapeutas, nutricionistas, enfermeiros, profissionais da área de educação física e claro, os médicos.

Quais os benefícios para o médico e o paciente?

Os benefícios para o paciente são inúmeros, tratamento completo e profundo de qualquer doença física ou emocional, atenção de uma equipe formada por diversos especialistas, atendimento humanizado, auxílio moral por parte da clínica junto a família, solução definitiva dos reais aspectos que levaram ao paciente até aquela condição.

Vamos supor que um paciente esteja com depressão e por conta disso, tenha ganhado muito peso. Um nutricionista nunca conseguiria ajudar este paciente sozinho, afinal, doenças que afetam a mente não fazem parte de sua especialidade.

Seria necessário a ação conjunta de um psicólogo e um nutricionista para ajudar esse paciente, e no modelo de clínica ampliada isso já é uma realidade.

Também no modelo de clínica ampliada, o paciente acompanha o próprio diagnóstico e toma parte no próprio tratamento, trazendo para si a responsabilidade de ter um estilo de vida mais saudável.

Benefícios para os profissionais da saúde

No caso dos profissionais, isso traz mais precisão e clareza no diagnóstico, uma vez que eles terão o amparo de diversas outras especialidades.

Além desses fatores, trabalhar em uma clínica ampliada é um grande acréscimo para o currículo e reputação, uma vez que estes profissionais podem experienciar um tratamento mais amplo e profundo sobre o que leva os pacientes a ficarem doentes.

Isso faz com que esses profissionais possam identificar a raiz do problema com maior facilidade, pois apesar de não poderem atuar fora da sua área, adquirem o conhecimento necessário para fazer um diagnóstico mais preciso e encaminhar o paciente se for o caso.

O modelo de clínica ampliada é de longe o mais benéfico para o paciente apesar de ainda não ser o mais utilizado. Entretanto existem outras formas de beneficiar médicos e pacientes mais simples de serem aplicadas, veja quais são clicando aqui.

Recomendamos estes artigos

Aproveite e leia outros artigos relacionados no nosso blog

Receba novidades sobre gestão, marketing e atendimento para instituições e profissionais da saúde

Preencha seu e-mail para se cadastrar!