Marketing em Saúde

Os 6 passos essenciais para você montar um consultório médico

Montar um consultório do zero nem sempre é uma tarefa fácil, então veja estes 6 passos fundamentais para montar o seu próprio consultório
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
gbvsaude-montar-consultorio-medico

Começar um novo empreendimento nem sempre é fácil, principalmente se estamos fazendo isso sozinhos. Precisamos pensar em todos os detalhes e por isso, é comum esquecer alguma coisa.

Entretanto, se esquecer um detalhe já é algo ruim para qualquer empreendimento, em um consultório médico pode ser simplesmente desastroso.

Por isso a GBV Saúde preparou nessa postagem, 6 passos fundamentais para você montar o seu próprio consultório do zero e de forma simples. Confira:

Vantagens de ter o seu próprio consultório

Segundo algumas pesquisas demográficas, mais da metade de todos os médicos brasileiros trabalham em instituições privadas e cerca de 68% deles possui um consultório próprio.

O motivo para isso é que ter um consultório próprio permite um maior conforto e comodidade para atender os pacientes, além da possibilidade de controlar a própria agenda.

Muitos profissionais da área médica trabalham exclusivamente em seus próprios consultórios, possuindo até dois locais de atendimentos diferentes.

Isso pode ser muito vantajoso como você verá, mas vai depender exclusivamente da demanda de pacientes em uma região. Mas agora, o importante é montar sua primeira clínica.

1. Escolha o local com cuidado

O local onde sua nova clínica irá funcionar deve ser escolhido com muito cuidado, prezando sempre pela comodidade dos pacientes.

Um imóvel bem localizado, perto do centro da cidade e que possui ao menos 4 cômodos é o ideal. Isso porque você vai precisar de um consultório, sala de espera, banheiro e uma pequena cozinha para começar.

Lembre-se que nas grandes cidades não há nada mais caro do que os espaços, isso se tornou comum e acontece devido ao aumento populacional. Mas é algo que vai influenciar muito o seu negócio.

Antes era comum os consultórios e clínicas terem uma sala somente para guardar a papelada, mas isso se tornou algo inviável.  Para economizar dinheiro e espaço, opte por um software de gestão integrado que irá facilitar muito as atividades no seu novo consultório.

2. Entenda as questões burocráticas

Ninguém gosta de burocracia não é verdade? Mas para montar uma clínica você irá precisar lidar com alguma burocracia para trabalhar de forma legalizada, principalmente no que diz respeito a documentação necessária para o funcionamento do consultório.

Os documentos obrigatórios são o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), o cadastro estadual de vigilância sanitária e a licença de funcionamento.

Além disso, você também precisará escolher a categoria de atendimento do seu consultório, como, por exemplo clínica médica popular, um dos tipos de atendimento mais utilizados pelos consultórios.

3. Faça uma boa gestão

Aqui no blog nós já falamos sobre como uma boa gestão faz diferença em um negócio, isso porque sem ela não há como ter controle financeiro, controle de estoque, pagamento de funcionários, etc.

Uma boa ideia pode ser colocar todas as entradas e saídas em uma planilha, assim como o capital de giro disponível.

Existem vários aplicativos que podem te ajudar com a gestão da sua clínica e muitos deles são totalmente gratuitos, um bom exemplo disso é o “Planilhas do Google”

A gestão de um consultório pode ser uma verdadeira dificuldade, afinal, administrar um negócio não é algo que se aprende na faculdade de medicina.

Mas não se preocupe, a GBV Saúde já preparou várias postagens para te ajudar na gestão do seu consultório. Veja aqui como melhorar a gestão da sua clínica.

4. Tenha um ambiente acolhedor

Já faz tempo que o clichê dos consultórios e clínicas com um ambiente neutro, da cor branca e móveis sem expressão se tornou coisa de filmes de terror.

Hoje em dia os médicos têm consciência que a decoração do consultório, mais especificamente da sala de espera, influencia bastante no humor dos pacientes.

Por isso ter uma decoração alegre e móveis que sejam confortáveis (e ao mesmo tempo fáceis de limpar) é fundamental para garantir um excelente atendimento, o que pode gerar indicações por parte dos pacientes.

Veja como decorar bem a sua sala de espera nesse outro artigo.

5. Realize boas campanhas de marketing

O marketing é a alma do negócio, é através dele que os pacientes poderão conhecer o seu consultório e ter uma ideia dos benefícios que terão ao escolher se consultarem com você ao invés da concorrência.

Hoje o marketing médico está muito além de caríssimos comerciais de TV e rádio, pois existe uma opção muito melhor e que já está sendo amplamente utilizada por praticamente todos os tipos de negócios, a internet!

Ter uma boa estratégia de marketing digital vai abrir as portas do seu consultório para o mundo, permitindo que todos os tipos de públicos conheçam o seu novo consultório.

Infelizmente, apesar do marketing digital ser uma das ferramentas mais importantes para a sobrevivência do seu negócio, é muito incomum que profissionais de outras áreas (como os médicos) tenham o conhecimento de estratégias de marketing.

Mas ainda não é hora de desistir de montar o seu consultório, aqui na GBV Saúde nós somos especialistas em marketing voltado para área da saúde e queremos te ajudar! Clique aqui e conheça mais sobre os nossos serviços.

6. Faça um site para seu consultório

Um site é fundamental para qualquer negócio sério, se você pretende montar um consultório médico de sucesso e que atende centenas de pacientes toda semana, sem dúvida vai precisar de um espaço no mundo digital.

O site será como uma extensão do seu consultório, onde os pacientes poderão verificar informações importantes ou até mesmo marcar e desmarcar horários de forma simples totalmente online.

Para os internautas, o site revela os aspectos principais da sua clínica em questão de atendimento e qualidade. Pacientes que são captados através de redes sociais e do marketing digital, têm muito mais chances de agendar uma consulta em clínicas e consultórios que possuem um site.

Se você não entende muito sobre criação de sites, marketing médico e está meio perdido nessa parte importante, deixa que a gente te ajuda!

A GBV Saúde está preparada para garantir as melhores estratégias de marketing, além de um site profissional para o seu consultório!

Quer saber mais sobre como um site pode mudar o seu consultório ou clínica para melhor? Veja nesse outro artigo o que não pode faltar em um site médico de sucesso.

Marketing em Saúde