Marketing em Saúde

Como criar persona e qual a importância para seu consultório

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Estratégias para aparecer para grandes audiências não faltam. Você pode fazer propagandas em redes sociais, fazer anúncios patrocinados, porém, de nada vai valer se você não entender a importância da persona para seu consultório.

Os resultados para esforços e investimentos em marketing digital dependem de uma estratégia efetiva. O primeiro — e um dos mais críticos — passo para o sucesso dessa estratégia é conhecer seu paciente ideal.

Muito se fala em público-alvo como conceito de marketing. Alan Cooper, conhecido como o pai das personas, estendeu esse conceito de público-alvo, tornando-o mais segmentado.

O que é e qual a importância da persona

A importância da persona para sua clínica

O significado amplamente utilizado para persona é comprador ideal. No caso da área da saúde, também chamamos a persona de paciente ideal.

É uma representação fictícia da pessoa ideal para comprar seu produto ou serviço. Um personagem que vai ajudar a sua empresa a investir tempo e dinheiro com o público certo e que trará melhores resultados.

A persona pode ser aplicada para diversas coisas. Como exemplo, designers utilizam personas para desenhar interfaces eficientes. Para o marketing digital, a persona é essencial para dar o tom da comunicação e de que forma e em qual canal os investimentos serão dedicados.

Um exemplo simples de persona

Diferente do público-alvo, onde você tem uma representação mais ampla dos seus pacientes, a persona é muito mais definida e específica. Essa representação é baseada em dados e informações relevantes.

Para exemplificar, abaixo temos a descrição de uma persona para clínica odontológica.

Maria tem 54 anos, é casada e mãe de 3 filhos. Maria trabalha como auxiliar em uma indústria de sua cidade e tem uma renda familiar de cerca de R$ 2.800,00 mensais. Uma das coisas que Maria mais gosta de fazer é se entreter no Facebook e conversar com a família e amigos pelo WhatsApp.

O maior sonho de Maria é sorrir com confiança. Anos atrás, o descuido com a higiene bucal desencadeou alguns problemas e resultou na falta de alguns dentes. Nesse sentido, implantes dentários pode ser a solução perfeita para devolver o sorriso que Maria tanto busca.

Note que a descrição do paciente ideal para este caso tem uma riqueza de detalhes, diferente da definição de público-alvo, onde se tem uma base mais ampla de informações.

Com base na definição da persona, toda a estratégia se torna mais eficiente.

A persona dá clareza para entender quais canais de comunicação a estratégia deve focar, quais são as dores e sonhos que o paciente tem. Os resultados serão muito mais efetivos.

Vale lembrar que sua clínica não precisa ter somente uma persona. Você pode criar várias, de acordo com as informações disponíveis e para as diferentes soluções que oferece.

Contudo, você também não pode perder o foco. Descreva suas personas claramente, com base em dados reais, tendo em vista o ideal de cliente para sua empresa.

Como criar personas para sua clínica

O desenvolvimento da persona precisa ser pautado em cima de dados e informações relevantes e reais, sem uso de palpites ou suposições.

Comece fazendo uma pesquisa, entrevistando seus atuais pacientes. Busque por todo tipo de informação que já tiver e faça as perguntas certas para detalhar sua persona.

Segue um passo a passo para começar:

  1. Qual o nome da sua persona?
  2. Como é o estilo de vida da sua persona?
  3. Onde ela vive, qual a formação e como é o trabalho?
  4. Quais problemas sua persona quer resolver?
  5. O que sua persona precisa para resolver os problemas?
  6. Que tipo de informação ela busca?
  7. Onde ela costuma buscar informações?
  8. Quais canais ela usa para se entreter?

Você notará que, ao consultar seus atuais pacientes e obter as informações, haverá padrões entre as respostas. Muitos dos problemas se repetirão em vários pacientes, assim como sua solução começará a ficar ainda mais clara para esses problemas.

Com as informações e os padrões identificados, comece a gerar o perfil da sua persona. Crie uma descrição contando quem é, como é o trabalho, os problemas e como sua clínica pode ajudá-la.

Com a definição da persona do seu consultório, você terá o norte necessário para tomar as decisões nas diversas áreas, do marketing ao atendimento. A partir disso, suas ações serão muito mais efetivas e os resultados virão naturalmente.

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