Marketing em Saúde

A melhor estratégia de marketing para clínicas odontológicas

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Pensar uma boa estratégia de marketing para consultórios geralmente não é primeira coisa a passar pela cabeça de um dentista recém-formado.

São muitos os jovens profissionais que concluem suas formações sonhando com a abertura de seu próprio local de atendimento. Entretanto, é comum que muitas clínicas e consultórios particulares fechem as portas antes de se consolidar.

Por isso, fundamental para a sobrevivência de qualquer consultório é uma estratégia que busque a sobrevivência e permanência da marca.

A seguir, pontuamos a importância de um planejamento de marketing para a área da saúde e listamos algumas ações. Confira!

Estratégia de marketing para clínicas odontológicas

Atendimentos de excelência e profissionais bem capacitados devem ser a tônica de bons relacionamentos entre marca e pacientes.

Mas, infelizmente, isso não é o suficiente.

Em tempos de mídias sociais e informação massificada, não podemos esperar que o “boca a boca” faça todo o trabalho.

Sabe-se que muitas buscas por dentistas e clínicas são realizadas pela internet. Nesse contexto, nadar contra a maré pode acarretar em muitas perdas.

Mesmo assim, são muitos os profissionais da saúde que não se utilizam do marketing, nem online, nem offline, diga-se de passagem.

Assim, guiados pelo preconceito, passam a ver o marketing apenas como uma prática antiética que visa o lucro.

Com isso, deixam de lado uma oportunidade preciosa de melhorar a percepção das pessoas sobre seu trabalho e conquistar mais pacientes.

Para começo de conversa, o marketing odontológico não exclui a ética. As ações devem sempre considerar o código de ética médica.

De fato, campanhas sensacionalistas ou que possam trazer constrangimentos para o público-alvo são ilegais e devem ser punidas.

Além disso, se o marketing odontológico proporciona um aumento no faturamento, não se reduz a isso. Ele implica também o incentivo a boas práticas que fortaleçam a confiança do paciente em relação à marca.

Inbound Marketing e mídias sociais

Conforme já foi ressaltado acima, a internet não deve ser ignorada na hora de realizar uma boa estratégia de marketing para clínicas.

Sabe-se que cerca de 40% das pessoas que têm acesso à internet procuram por serviços de saúde por essa via. Nesse sentido, as mídias sociais são excelentes ferramentas para prospecção e fidelização de pacientes.

Uma página com conteúdo atraente pode ser o empurrão que falta para aproximar a sua marca de seu público-alvo. Aqui entra o Inbound Marketing.

O marketing de atração (tradução livre de Inbound Marketing) consiste, justamente, em chamar a atenção de determinado público por uma mensagem.

Bons conteúdos articulados a uma imagem visual condizente com a missão da marca definem páginas que podem ser um atrativo.

As mídias sociais possibilitam, ainda, uma aproximação afetiva entre pacientes e empresa.

Da mesma forma, informações precisas e claras transmitem segurança e fortalecem a confiança.

Entretanto, é importante salientar que o relacionamento que se realiza por meio das mídias sociais não pode substituir o atendimento tradicional.

Dicas de estratégias para mídias sociais e Inbound Marketing

1ª dica: deve-se ter todo o cuidado nas postagens, evitando-se chamadas apelativas. Uma postagem inadequada pode ser desastrosa para a marca.

2ª dica: é fundamental responder com presteza a todos os comentários postados. Seja atencioso, valorize esse momento, a primeira impressão é a que fica.

3ª dica: mantenha a página ativa e atualizada.

4ª dica: utilize-se do e-mail marketing. Esta ferramenta permite que conteúdos cheguem a um grande número de pessoas.

5ª dica: uma identidade visual criativa não deve se utilizar de cores vibrantes e chamadas sensacionalistas. Lembre-se da imagem que você deseja passar por meio da marca.

Neste artigo tratamos da importância de uma estratégia de marketing bem pensada para consultórios. Abordamos ainda a importância do Inbound Marketing e das mídias sociais para o marketing odontológico. Esperamos por meio disso ter contribuído para que seu consultório possa, cada vez mais, atrair pacientes.

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