Entenda como funciona um consultório online e como expandir

Entenda neste artigo como funciona um consultório online na prática!
Como Funciona o Consultório Online
Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Ter um consultório online é algo cada vez mais frequente para a maioria das clínicas e até mesmo grandes hospitais, não só pela economia de tempo mas também por uma das coisas consideradas mais caras nas cidades, o espaço.

O consultório online elimina a necessidade de usar papel, como consequência benéfica podemos aumentar o espaço da clínica.

Pense bem, geralmente é usada uma sala inteira para guardar os arquivos com a papelada, não é verdade?

Imagine se fosse possível usar esta sala para montar mais um consultório na clínica? Pois saiba que isso não só é possível como já está acontecendo.

O que é um consultório online?

Basicamente, o consultório online é um ambiente digital que armazena e disponibiliza informações para médicos (tornando o exercício da função mais prático e agilizado) e também para os pacientes.

Esse acesso rápido às informações do paciente se torna cada vez mais imprescindível a medida que as clínicas crescem e ganham o respeito e a preferência de novos clientes.

Principais benefícios de se ter um consultório online

Existe uma série de benefícios em utilizar um consultório online, veja alguns deles abaixo:

  • Economia de tempo: Os médicos não precisam procurar a ficha do paciente entre centenas de outras, isso reduz o tempo de consulta em até 10 minutos;
  • Economia de espaço: todas as informações, que antes seriam arquivadas em fichas ocupando espaço no consultório, agora ficam disponíveis totalmente online;
  • Agendamentos de exames online: todas as informações do paciente já estarão registradas, diminuindo o tempo no atendimento e facilitando o agendamento de exames;
  • Receituário online: outro benefício muito bem visto por todos os clientes são os receituários online, isso porque boa parte dos pacientes têm dificuldade em entender a letra do médico, isso eleva o risco do paciente tomar a medicação errada ou pior, a dosagem errada. Os receituários online eliminam essas possibilidades pois todas as receitas são impressas para os pacientes e arquivadas no sistema online;
  • Economia de dinheiro: Como não há necessidade de guardar papelada, o consultório poderá ser menor ou ter mais médicos atendendo ao mesmo tempo, isso reduz o custo com a locação do imóvel.

E então? Bateu a curiosidade em saber como você pode montar seu próprio consultório online? Confira:

Tenha um bom site na internet

A primeira coisa que você vai precisar para montar seu consultório online é de um ambiente digital que representa a sua empresa.

Um site médico bem estruturado vai permitir que seus pacientes e futuros pacientes possam encontrá-lo facilmente.

Quando unido a uma boa otimização para motores de buscas (SEO), uma página na internet pode se tornar a principal e mais poderosa ferramenta de marketing do seu consultório, aumentando muito o número de consultas.

Todas essas informações, que antes seriam arquivadas em fichas ocupando espaço no consultório, agora ficam disponíveis totalmente online.

Viabilize os agendamentos online

Tornar possível que os agendamentos e reagendamentos sejam feitos online facilita muito a rotina de trabalho de qualquer médico, uma vez que os mesmo podem atendem em dois ou três consultórios diferentes durante a semana.

Neste ponto, será necessário organizar os agendamentos e realizar novos em uma única agenda, existem várias maneiras de fazer isso, entretanto a mais vantajosa é usar um software de gestão médica online.

Isso porque esse software pode ser integrado ao seu site médico, possibilitando a marcação de consultas online.

Dessa forma os próprios pacientes poderão marcar consultas nos horários disponíveis, diminuindo o tempo de espera no consultório, a burocracia e possivelmente os custos com funcionários.

Vale a pena ressaltar, que o agendamento de consultas online que pode ser feita pelos próprios pacientes é algo que os agrada muito, pois eles podem marcar as próprias consultas sem muita burocracia e de qualquer lugar que estiverem.

Expanda seu consultório com as redes sociais

Agora que já sabemos o que é um consultório online e suas vantagens, vamos entender melhor como expandi-lo para captar mais pacientes e agendar ainda mais consultas.

Um relatório divulgado pelas empresas We Are Social e Hootsuite mostrou que 62% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais, o que faz delas um dos principais focos das campanhas de marketing do mundo atualmente.

O melhor de tudo é que, diferente da televisão e outros meios de comunicação, as redes sociais podem ser utilizadas de forma totalmente gratuita.

Isso faz das redes sociais, quando unidas a um site médico rico em conteúdo e bem estruturado, a melhor “máquina” de captação de pacientes que poderia existir.

Conteúdo para web

O marketing “orgânico”, ou seja, aquele que obtém engajamento sem a necessidade de investimento deve ser feito através da produção de conteúdo relevante para o seu público-alvo.

Criar conteúdo que atraia os pacientes até o seu site médico é o pilar que sustenta o marketing digital, infelizmente, praticamente todos os médicos são extremamente ocupados, o que torna a produção de conteúdo semanal algo difícil de ser realizado.

Por sorte, existem empresas especializadas em marketing médico para redes sociais e produção de conteúdo como nós, da GBV saúde! Clique aqui e veja todos os serviços que nós oferecemos!

Recomendamos estes artigos

Aproveite e leia outros artigos relacionados no nosso blog

Receba novidades sobre gestão, marketing e atendimento para instituições e profissionais da saúde

Preencha seu e-mail para se cadastrar!